Além da Terra, Além do Céu Monica Campello, Vários autores R$ 25,00 Davis semeiam bênçãos vs. Simeis simeiam mald... Monica Campello R$ 25,72 Ede, o altar do testemunho Monica Campello R$ 7,30 Entre a fé e o desejo: a divisão da masturbaç... Monica Campello R$ 36,49 Liberdade Monica Campello R$ 93,50 O oleiro na mão do Vaso: Deus modelado por ho... Monica Campello R$ 20,34 PALAVRAS: Vozes da Alma Monica Campello R$ 25,72
Quarentena - Memórias de um País Confinado: B... Autores diversos R$ 15,27 Registros Femininos Monica Campello, Vários autores R$ 50,00 S.E.I.T.A.S. Monica Campello R$ 23,57 Sabedoria de Mulher: palavras de fé e esperan... Monica Campello R$ 36,49 scr@ps.com.JC Monica Campello R$ 7,30 Sexo com Deus Monica Campello R$ 20,34
Textos

Ato profético?!
Ato profético?!

Aí, um pastor pergunta para uma ovelha se ela acredita em ato profético. Ela “meio que” sem entender responde que sim. Contudo, ele deveria perguntar a ela: “Você sabe o que é ato profético?”, antes de perguntar se ela acredita em ato profético visto que ele não sabe se ela sabe o que isso significa. E se ela não o sabe, como pode responder se acredita ou não em algo que ela nem conhece?

E essa pergunta soa como uma forma de constrangimento dado que quem faz a pergunta é aparentemente uma pessoa de autoridade religiosa, um pastor, o que por si só já é suficiente para silenciar qualquer dúvida ou indagação da ovelha. E disso ele se aproveita por não ter de dar maiores explicações acerca do assunto e, dessa forma, vê-se livre da necessidade de debater sobre o tema ou de ele mesmo ter de responder à própria pergunta.

Entrando agora no mérito da questão, vamos buscar compreender o que, de fato, significa essa doutrina, lembrando do que está escrito:

"Não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente" (Ef 4:14).

“Havendo Deus, antigamente, falado, muitas vezes e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos, nestes últimos dias, pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo” (Hb 1:1-2). Por Cristo, temos acesso direto ao Pai quando a ele clamamos e oramos com fé sincera, e ele honra a nossa obediência.

Os ditos atos proféticos muito se assemelham a um sincretismo religioso no seio da igreja de Cristo onde alguns pastores estimulam suas ovelhas a cometerem práticas que divergem completamente dos ensinamentos neotestamentários. Por exemplo, orientam certas ovelhas incautas, que já perecem por falta de conhecimento (Os 4:6), a possuírem um óleo ungido que foi enterrado por sete dias em um monte com o pretexto de que esse elemento poderá ser utilizado em favor de bênçãos ou contra maldições, como um amuleto de sorte ou de proteção.

Os que são seguidores de Cristo e passam a seguir suas instruções, transformam-se em seus seguidores, pois deixam de seguir exclusivamente a palavra de Deus para seguirem suas falsas doutrinas porque inconsistentes com o evangelho de Jesus Cristo.

Aprofundando-nos nesse estudo, tudo na bíblia está relacionado a um contexto específico em que Deus busca exortar ou abençoar seu povo através de um profeta. Isso não significa que essas ações de Deus deveriam se repetir sempre naquela geração e nas gerações vindouras, sendo copiadas e imitadas a fim de alcançar bênçãos, mas eram tão somente ações pontuais para determinado propósito divino. Se líderes eclesiásticos não ensinam o que devem consoante o texto sagrado, mas se aproveitam de textos bíblicos descritivos para respaldarem "seus" atos proféticos (e não atos de Deus) – uma alternativa à suficiência do sacrifício vicário de Cristo que deu a própria vida em favor da humanidade, então a noiva de Cristo está ameaçada de morte, morte espiritual!

Tudo o que é receitinha para dar um jeito na vida, que tem aparência de remédio espiritual pautado em textos bíblicos, leva o povo incauto à sujeição de seu engano que o faz perecer pelo abandono da fé devida na palavra de Deus e pelo engodo da fé indevida na palavra de homens que se dizem de Deus e sentem prazer em manifestar uma autoridade quase divinal. Aqueles que deveriam ajudar o povo de Deus a se livrarem das mazelas das crendices e superstições são os primeiros a se aproveitarem da sua posição de autoridade religiosa para aprisionarem as almas que Cristo quer libertar e salvar.

Não é necessário o cumprimento de atos proféticos para que o povo de Deus prospere, seja feliz, porque o cristão crente em Cristo, única e exclusivamente, tem tudo de que precisa mesmo que algo esteja lhe faltando. Que paradoxo! Mas é o paradoxo da fé muitas vezes ensinado pelo apóstolo Paulo que aprendeu a ser feliz com muito e com pouco. A verdade é que as pessoas são enganadas porque se permitem ser enganadas. Dar ouvidos às vozes dos líderes da teologia da prosperidade é mais fácil e mais prático do que ouvir a voz de Deus segundo a bíblia e lhe obedecer.
Monica Campello
Enviado por Monica Campello em 11/10/2020
Alterado em 12/10/2020
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários