O riso de Sara muitas vezes é o nosso riso
Não, não há nada difícil para o Senhor!
Às vezes, uma pessoa ficar surpresa com as nossas reações ou atitudes. E ri como se, por dentro, estivesse dizendo: “Ué, não estou acreditando nisso!”
Estupefez-se!
Fez-me lembrar desta passagem bíblica em que Sara riu da palavra de Deus, não exatamente porque não acreditou, mas porque considerou aquilo algo difícil de acontecer:
“Por isso riu por dentro e pensou assim: — Como poderei ter prazer sexual agora que eu e o meu senhor estamos velhos? Então o Senhor perguntou a Abraão: — Por que Sara riu? Por que disse que está velha demais para ter um filho? Será que para o Senhor há alguma coisa impossível? Pois, como eu disse, no ano que vem virei visitá-lo outra vez. E nessa época Sara terá um filho. Ao escutar isso, Sara ficou com medo e quis negar. — Eu não estava rindo — disse ela. Mas o Senhor respondeu: — Não é verdade; você riu mesmo” (Gn 18:12-15).
O mesmo ocorre quando alguém acha difícil outrem reagir contrariamente ao que ele espera. Solta um riso de estupefação.
— “Tá rindo de quê?”
— “Não, por nada, é porque você está dizendo isso… fazendo isso…”
Não adiantava Sara se esconder; o Senhor tudo vê, mesmo que não esteja diante dele. Não adianta querer esconder pensamentos ou sentimentos de alguém quando Deus lhe dá o discernimento e os revela. Então, tudo se torna claro e inteligível:
“Ela está dizendo não para mim?!” ou “Ele está fazendo isso?!” A pessoa não esperava por tal reação ou atitude ou gesto ou comportamento. Mas isso é o sinal do início da resposta do Senhor à sua oração.
O riso daquele episódio foi providencial. Faz lembrar da palavra de Deus para que se saiba que o Senhor ouve a oração do justo e lhe responde, fazendo-o acreditar que a sua oração foi ouvida, aceita, e por esta confirmação, pela lembrança da sua palavra, já respondida.
Então, é preciso crer que no tempo certo vai acontecer conforme se pediu ao Senhor: restauração e regeneração.
Vai haver cura! Vai haver libertação! Vai haver correção! Vai haver conserto! Emunah.