Além da Terra, Além do Céu Monica Campello, Vários autores R$ 25,00 Davis semeiam bênçãos vs. Simeis simeiam mald... Monica Campello R$ 25,72 Ede, o altar do testemunho Monica Campello R$ 7,30 Entre a fé e o desejo: a divisão da masturbaç... Monica Campello R$ 36,49 Liberdade Monica Campello R$ 93,50 O oleiro na mão do Vaso: Deus modelado por ho... Monica Campello R$ 20,34 PALAVRAS: Vozes da Alma Monica Campello R$ 25,72
Quarentena - Memórias de um País Confinado: B... Autores diversos R$ 15,27 Registros Femininos Monica Campello, Vários autores R$ 50,00 S.E.I.T.A.S. Monica Campello R$ 23,57 Sabedoria de Mulher: palavras de fé e esperan... Monica Campello R$ 36,49 scr@ps.com.JC Monica Campello R$ 7,30 Sexo com Deus Monica Campello R$ 20,34
Textos


O bode expiatório. O cisco no olho do próximo.

 

Às vezes, somos enganados pelos nossos maus sentimentos, mas pensamos que foram os outros que nos enganaram.

 

Talvez seja aquela antiga maneira de ter alguém para acusar em vez de olhar para dentro de si mesmo e encontrar a verdadeira causa dos próprios problemas, pois sempre é mais fácil acusar do que assumir a responsabilidade por determinadas situações.

 

Às vezes, levados pelo ciúme, pela inveja, pelo ódio, pelo desejo de vingança, por tantos outros sentimentos negativos que geram emoções negativas, sucumbimos à nossa própria realidade que reflete o nosso enfraquecimento anímico, espiritual e físico.

 

Lembro-me de um versículo bíblico que diz: “a inveja apodrece os ossos“ (Pv 14:30).

 

Às vezes, somos os culpados pelas nossas próprias circunstâncias; isso nada tem a ver com os outros, mas com nós mesmos. Por mais que os outros tenham alguma influência na nossa situação, na verdade, nós permitimos que eles exercessem alguma influência em nossa vida, para bem ou para mal; de qualquer forma, nós somos ou fomos os patrocinadores de suas obras, boas ou más. Por isso que não podemos condenar ninguém pelos nossos infortúnios tampouco dar a outrem os méritos das nossas conquistas. Porque, eles podem influenciar, mas a decisão de fazer ou não fazer é sempre nossa.

 

Façamos, portanto, uma reflexão séria diante de Deus, reconhecendo as nossas próprias falhas, assumindo os nossos próprios enganos, admitindo os nossos próprios erros.

 

Peçamos a Deus pela nossa libertação de sentimentos perniciosos que nos engambelam, lembrando sempre do ensinamento bíblico de que o coração é enganoso (Jr 17:9) e, por isso mesmo, precisamos aprender a pautar as nossas ações com base na nossa razão e não nas nossas emoções. Isso é o que significa amar a Deus de todo o entendimento (Lc 10:27), um amor racional e não emocional.

 

Oremos a Deus pela nossa capacidade de nos posicionarmos como pessoas capacitadas para empreendermos benefícios a nós mesmos independentemente das ações alheias. Há coisas que nós podemos fazer por nós mesmos sem precisarmos da intervenção alheia, sem darmos legalidade a terceiros para agirem em nosso lugar como intermediadores, pagando por investimentos no escuro, achando que é um bom negócio etc.

 

Que haja em nós um despertar divino que nos livre de nós mesmos em nossas debilidades ontológicas, do domínio emocional pelo engessamento racional; que possamos manifestar, sim, o domínio próprio em todas as circunstâncias. (Pv 16:32; Gl 5:23).

Monica Campello
Enviado por Monica Campello em 30/12/2022
Copyright © 2022. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários