Uma das histórias mais famosas no Livro de Gênesis é o sonho de Jacó, em que anjos sobem e descem uma escada que leva ao Céu. Ele começa com as palavras: “Chegando a determinado lugar, parou para pernoitar, porque o sol já se havia posto” (Gên. 28:11). Em hebraico, “lugar” é makom (מקום). Que lugar é esse? É estranho que a Torá não especifique o local, já que ela geralmente é repleta de detalhes geográficos.
De acordo com a interpretação judaica desse versículo, o makom que Jacó encontrou não é um lugar físico, mas a presença do próprio Deus. A famosa explicação dos rabinos do Talmude é que “Deus é o lugar do mundo, e o mundo não é Seu lugar”. Em outras palavras, Deus não pode ser limitado a um único local individual, pois Deus transcende o espaço e está acessível a todas as pessoas, em todos os lugares.
Até hoje, é comum ouvir judeus se referirem a Deus como o Ha-Makom (“o lugar”) em orações. Esse nome capta a eterna vastidão de Deus e enfatiza Sua iminência íntima.